Alongamento dinâmico


Fala galera, tudo bem com vocês?

Espero que sim.

Passando por aqui para falar um pouco sobre alongamento dinâmico que estamos implementando em nossas aulas em substituição ao tradicional estático, segue abaixo um conteúdo explicando brevemente um pouco sobre ambos, espero que gostem!


Alongamentos são movimentos voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que contribuem com o aquecimento antes do treino. São exercícios que promovem o estiramento das fibras musculares, permitindo que elas aumentam seu comprimento, fazendo com que o corpo realize a transição diária da inatividade para uma ação mais forte, diminuindo o risco de tensões e lesões. Diferente do comum chamado estático, no qual o corpo fica parado, o dinâmico envolve a movimentação de partes do corpo que, gradualmente aumentam sua amplitude e velocidade. Normalmente são movimentos pendulares e repetitivos.


A principal diferença é o movimento. O alongamento estático, consiste em segurar uma posição de forma passiva, a fim de aumentar a amplitude da articulação. Esse sistema é menos eficiente do que o alongamento dinâmico, pois não conta com o princípio da inibição recíproca, no qual ao contrair um músculo para realizar o movimento, o sistema nervoso automaticamente relaxa seu agonista, permitindo um ganho de amplitude. Esse conceito é a base do alongamento dinâmico.


O alongamento dinâmico é uma forma de exercício que trabalha a flexibilidade de forma mais eficiente, pois explora a capacidade de ativamente levar cada articulação ao seu ponto de máxima amplitude, por meio da utilização de todos os músculos envolvidos naquele movimento. Ele consiste em deslocações lentas que, gradativamente, vão ampliando a mobilidade articular.


Benefícios:

· Proteção contra lesões

· Maior rendimento

· Maior eficiência motora

· Melhora na amplitude articular


Vinícius Calle

Coach Thribo CrossFit


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo