top of page

Funcional, cross alguma coisa e CrossFit.

Atualizado: 12 de jan. de 2021


Fala galera, tudo bem com vocês?

Espero que sim!

Falando um pouco sobre mim, eu me chamo Aline Oliveira Lima, sou advogada, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, com experiência em Direito Empresarial e Direito do Consumidor, além de uma aspirante de Crossfiteira, bem scale (por enquanto rs). A Thribo me cedeu aqui um espacinho para trazer um pouco do direito para vocês, de uma forma mais informal e objetiva, os temas serão em sua maioria voltados para o Direito Desportivo, curiosidades empresariais e de consumidor, no âmbito do esporte.

E, caso, você tenha alguma dúvida ou curiosidade sobre alguém tema, entrem em contato com o pessoal da Thribo que iremos tratar dela aqui.


Você sabia que CrossFit é uma marca?

Sim, é isso mesmo!

Muitas pessoas associam os treinos funcionais diretamente ao CrossFit. Mas poucos sabem que trata-se de uma marca mundialmente conhecida e, que seu uso indevido é CRIME, passível de indenização tanto à CrossFit Inc., como aos donos de boxes da região. Uma vez que torna se uma concorrência desleal e também induz o consumidor a Erro, tornando se anulável qualquer contrato com a academia e dando ao consumidor o direito de ser restituído mais indenização, além disso, o uso indevido da marca está sujeito à sanção penal de três meses de detenção mais multa.

Você provavelmente já ouviu está frase: “Eu faço funcional ou cross..., é a mesma coisa que o CrossFit.”

E, aí, são iguais?

Antes de adentramos nesse conteúdo, vamos passar sobre a trajetória dessa marca, que hoje é um fenômeno mundial.

Em 1990 o americano, Greg Glassman, criou um programa de exercícios de alta intensidade, que combina levantamento de peso, ginástica e corrida, e assim surgiu a marca CrossFit.

Greg Glassman registrou sua marca primeiro nos Estados Unidos em 2000 juntamente com sua esposa, e hoje a CrossFit Inc., tem registro em outros 141 países, só no Brasil são cerca de 1.050 boxes que pagam, anualmente, em média 2.250,00 dólares em royalties pelo uso da marca em seus nomes, estima- se que tenham em torno de 13.973 academias oficialmente afiliadas à CrossFit Inc.

Segundo a revista Forbes o patrimônio da empresa em 2015 foi avaliado em quase quatro bilhões de dólares, mais de 16 bilhões de reais.

Em 24 de junho de 2020, Glassman vendeu a empresa à Eric Roza, por mais de 1.2 bilhões de dólares. Roza aposta na inovação, e em entrevista ao site brasileiro Hugo Cross mostrou-se muito entusiasmado em relação aos brasileiros, e deixou claro que tem interesse de vir conhecer alguns boxes, treinando junto com a galera nesse pós COVID.

Vale ressaltar que a CrossFit Inc., tem seu próprio campeonato, o CrossFit Games, que é transmito mundialmente por grandes emissoras como a ESPN, contudo isso não descaracteriza sua posição como marca registrada.

E então, o que torna o CrossFit um diferencial em relação aos outros?

A sensação de vitória fica nítida no dia a dia dos alunos, é a busca da sua melhor versão, muitas academias vendem a perca de peso como objetivo central, já o CrossFit vai muito mais além disso. Obviamente a perda de peso é consequência dos treinos (cabe aqui frisar que esse resultado depende exclusivamente do aluno, com suas metas e disciplina). O CrossFit tem o poder de esvaziar sua mente depois de um dia ruim, te proporciona a vontade de cada dia tornar-se melhor, um remédio para a mente e o corpo, ouso falar aqui, que para mim o bem estar mental é muito maior.

Cada box tem autonomia para criar seus treinos, seguindo a metodologia da empresa. Um grande diferencial, que você deve observar quando for fazer sua escolha, são os profissionais que te atendem, hoje não basta ser um bom professor, mas que não tenha um pingo de empatia com o aluno, no CrossFit você se sente parte do box, te remete a uma grande família unida, as pessoas se ajudam para contribuir com o melhor de cada um, mesmo que seja apenas um aceno de cabeça ou um simples mandou bem.

Outra vantagem, são os inúmeros benefícios para o corpo e mente e no desempenho das atividades diárias, prevenindo lesões. Vou deixar aqui alguns benefícios, como melhora da força e resistência muscular; melhora do equilíbrio, coordenação e flexibilidade; alto gasto calórico; incentivo ao espirito de equipe;

O CrossFit tem uma metodologia própria, perfeito para aqueles que buscam se superar, atingindo resultados mais altos a cada treino.

Curiosidade!

Você sabia que o fundador do CrossFit sofria de paralisia infantil?

Seu objetivo ao criar os treinos era justamente se fortalecer para combater dos sintomas físicos que essa doença apresenta, e assim, se superar diariamente.


Aline Oliveira Lima

Advogada

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page